Socorro Gomes, presidente do Conselho Mundial da Paz, enviou uma carta ao presidente dos EUA, onde é exigida a libertação imediata dos três cubanos injustamente presos naquele país.
O texto da carta:
"São Paulo, 4 de Junho de 2014
SR. BARACK OBAMA
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS
Senhor presidente,
Da mesma forma que muitos movimentos sociais, personalidades do meio acadêmico, científico e artístico, e especialmente renomados juristas estrangeiros, venho, na condição de presidente do Conselho Mundial da Paz,interceder em favor da imediata liberação dos 3 cidadãos cubanos, injustamente presos nos Estados Unidos por protegerem seu país de atentados terroristas.
Refiro-me a Antonio Guerrero Rodríguez, Gerardo Hernández Nordelo e Ramón Labañino Salazar, que foram condenados em um processo no qual diversos juristas e associações internacionais de advogados, promotores e juízes contestaram os métodos empregados e as penas que chegam a duas prisões perpétuas. Como foi exaustivamente exposto, eles não estavam nos Estados Unidos conspirando contra seu país, mas sim investigando uma quadrilha internacional que se baseia em Miami e que já realizou diversas ações terroristas contra civis e cidadãos comuns. O objetivo deles era exatamente salvar vidas e defender Cuba de ataques criminosos cometidos desde Miami.
Senhor presidente,
Desde sua primeira eleição, há um grande reclamo para que esta flagrante injustiça seja reparada. Está em suas mãos fazê-lo. Este é um gesto que será entendido pelos povos do mundo inteiro como atitude de busca do respeito e diálogo com a nação Cubana e a correção de uma grave erro. Pelo exposto encaminhamos o pedido de indulto aos 3 patriotas cubanos que ainda seguem em detenção.
Esperamos com sinceridade esta sinalização por um mundo de paz e respeito entre os povos.
Socorro Gomes
Presidente do Conselho Mundial da Paz"