Outras Notícias

Fim do bloqueio contra a Venezuela

 

fim do bloqueio contra a venezuela 1 20210728 1170774917

Os Estados Unidos da América, particularmente durante a Administração Trump, impuseram medidas coercivas contra a República Bolivariana da Venezuela, que agridem a soberania e os direitos do povo venezuelano – medidas que a Administração Biden insiste em manter.

As medidas ilegais e com carácter extraterritorial impostas pelos EUA – com a cumplicidade da União Europeia –, em desrespeito da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, configuram um bloqueio económico e financeiro que atinge severamente a economia da Venezuela e as condições de vida do povo venezuelano.

Recorde-se que ao bloqueio se acresce o colossal roubo de recursos do Estado venezuelano por parte dos EUA e do Reino Unido, no valor de dezenas de milhares de milhões de dólares, a que se adicionam os mais de 1400 milhões de dólares ilegalmente retidos em Portugal no Novo Banco.
Ler mais...

O CPPC esteve presente nas ações de luta pela democracia brasileira

o cppc esteve presente nas acoes de luta pela democracia brasileira 1 20210727 2065098120

«Fora Bolsonaro» no passado dia 24 de julho no Porto e em Lisboa, tendo sido representado pela Presidente da Direção Nacional, Ilda Figueiredo, no Porto. As ações «Fora Bolsonaro» deram expressão à luta pela defesa da democracia brasileira e por um Brasil de progresso social e de paz.
O CPPC tem sido solidário com a luta do povo brasileiro dizendo sempre presente! e denunciando as manobras que visavam subverter a democracia brasileira, como aconteceu com o Impeachement à presidente Dilma Russeff em 2014, na prisão que impediu lula da Silva de concorrer às eleições de 2018 – cujos os objectivos se encontram hoje mais que desmascarados – e na eleição de Bolsonaro, eleição essa que cumpriu o grande desígnio das forças mais reaccionários e retrógradas no Brasil, seja nos valores e nas atitudes promovidas, seja nas políticas adotadas.
De facto, as políticas levadas a cabo por Bolsonaro estão a ter consequências catastróficas, seja no aumento das desigualdades e da injustiça social, seja na resposta à Pandemia, seja também na promoção de uma política de confrontação com países e povos vizinhos, como a acontece com Venezuela e com Cuba.
Este quadro que hoje se vive, de resistência e de afirmação da democracia, tem nas acções «Fora Bolsonaro» momentos maiores de luta que contam com toda a solidariedade e amizade do CPPC. Salientado a proximidade do povo Português e do povo Brasileiro e os laços que unem os nossos povos, o CPPC continuará a afirmar a sua solidariedade com os democratas brasileiros, com a defesa da liberdade, da democracia, do progresso social e de um mundo de paz e a cooperação.

Eleições na Venezuela foram expressão da vontade soberana do seu povo

eleicoes na venezuela foram expressao da vontade soberana do seu povo 1 20201214 1864757631
 
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) saúda a realização, no passado dia 6 de dezembro, das eleições legislativas na República Bolivariana da Venezuela valorizando o que elas significam de expressão da vontade democrática de um povo decidir livremente do seu destino, sem pressões ou ingerências externas.
O CPPC exige que o governo português rompa definitivamente com a política de ingerência dos Estados Unidos da América e da União Europeia sobre a Venezuela, abandone o seu apoio aos sectores golpistas (encabeçados por Juan Guaidó) e, de uma vez, reconheça as legítimas instituições deste país. Esta é a postura que respeita o espírito e a letra da Constituição da República Portuguesa e melhor serve os interesses da numerosa comunidade portuguesa residente naquele país sul-americano e os de todo o povo português.
Das autoridades portuguesas exige-se também que pugnem pelo levantamento imediato das sanções e do bloqueio imposto pelos EUA à Venezuela e pela devolução por parte do Novo Banco dos avultados recursos soberanos que tem ilegal e ilegitimamente cativos.
O CPPC reafirma a sua solidariedade para com o povo da República Bolivariana da Venezuela e a sua luta em defesa da soberania, do progresso social e da paz, contra a ingerência do imperialismo e a violência golpista.
Direção Nacional do CPPC

Agressão em tempo de pandemia, alerta Nicolas Maduro em Carta aos Povos do Mundo

agressao em tempo de pandemia alerta nicolas maduro em carta aos povos do mundo 1 20200414 1042699032

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolas Maduro, numa carta dirigida aos povos do Mundo denuncia as graves ameaças perpetradas pelos Estados Unidos da América contra a «paz e a estabilidade da Venezuela, numa época em que a preocupação dos Estados e dos governos deve se concentrar na proteção da vida e a saúde de seus habitantes, devido à aceleração da pandemia da COVID-19».

O dirigente bolivariano referia-se, designadamente, à acusação formal perante o sistema judicial dos EUA de altos funcionários do Estado venezuelano, incluindo o próprio presidente, pela falaciosa acusação de narcotráfico e terrorismo. Trata-se, garante, de uma «pantomina» que poderá levar a um «perigoso momento de tensão no continente [americano]».

Ler mais...