No dia 7 de Agosto realizou-se, na sede do CPPC, a iniciativa “Minca* em defesa da Vida”, promovida pela associação Colombianos pela Paz (Portugal). Na iniciativa que contou com o apoio do CPPC e do Fórum Indígena de Lisboa, para além de intervenções das 3 já referidas organizações, foi possível ouvir o testemunho de Abel Coicué, líder da Comunidade Nasa, da Colômbia.
Na iniciativa foi denunciado o consecutivo desrespeito, por parte do governo Colombiano, aos direitos reconhecidos constitucionalmente à população indígena da Colômbia, com ataques que passam pela violência contra as populações, pela perseguição judicial e mesmo por inúmeros e frequentes assassinatos de líderes sociais.
Na intervenção de Abel Coicué, como no documentário exibido - Sangre y Terra -, esteve patente a repressão contra a população indígena, mas também a sua resistência e luta em defesa do direito de usufruírem das suas terras e procurarem um desenvolvimento sustentável que respeite a “Mãe Terra”, recusando neste territórios a presença do grande agro-negócio, com as suas praticas destrutivas, nomeadamente a monocultura extensiva de cana-de-açúcar para a produção de etanol, ou a mineração.
*Minca (mink'a o minga em quechua, minca do quechua minccacuni «solicitar ajuda prometendo algo»; ou mingaco) é uma tradição pré-colombiana de trabalho comunitário ou coletivo voluntário com fins de utilidade social ou de carácter recíproco.